Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Casa da Moeda do Brasil entra na era da segurança no mundo virtual
Início do conteúdo da página

Casa da Moeda do Brasil entra na era da segurança no mundo virtual

Publicado: Quarta, 27 de Janeiro de 2010, 13h52

27.01.2010
 
A partir de 26 de janeiro, a Casa da Moeda do Brasil passa a ser Autoridade Certificadora de primeiro nível na cadeia da ICP-Brasil. Com uma forte atuação na produção de formulários seguros, a Casa da Moeda, ao entrar na era da segurança eletrônica de documentos, consolida mais um de seus objetivos de um acelerado e profundo processo de modernização de suas estruturas produtivas e administrativas.

Com mais de 300 anos de existência, a CMB é uma das mais antigas instituições públicas brasileira. A segurança em seus processos de produção entra na era virtual com a adoção da certificação digital da ICP-Brasil, o que passa a agregar mais valor aos produtos da empresa, mais uma das metas do atual comando da CMB.

Além da impressão do dinheiro brasileiro, a Casa da Moeda produz outros impressos que exigem elevado grau de segurança, como carteiras de identificação profissional e passaportes. Esses formulários de segurança começam a demandar soluções para garantir a identificação segura no meio virtual. Atualmente, por exemplo, as carteiras profissionais dos contadores e dos advogados já vem com um certificado digital incluido para que esses profissionais possam desenvolver adequadamente suas atividades junto à Receita Federal e ao Judiciário brasileiro.

Além disso, o atual cenário aponta para a adoção de uma identidade civil única com certificado digital. O Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal, com apoio do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, está trabalhando na edição de norma que regulamente o Registro de Identidade Civil (RIC). Com a implementação de seus processos de modernização, a Casa da Moeda tem condições de vir a ser um forte parceiro do Governo na emissão do RIC que será, na próxima década, a identidade digital dos cidadãos brasileiros.

A CMB já é usuária da certificação digital em alguns procedimentos internos para garantir a confiabilidade no trâmite de informações entre a empresa pública e clientes. Com foco na segurança e melhoria no atendimento ao cidadão, a Casa da Moeda do Brasil passa a ser a nona Autoridade Certificadora de primeiro nível na cadeia da ICP-Brasil. Essa nova etapa marca o avanço no processo produtivo de documentos seguros no País.


Sobre a Certificação Digital


O certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente por uma terceira parte confiável. Devido ao processo de emissão do certificado, identifica-se uma pessoa no mundo virtual utilizando-se a tecnologia chamada de par de chaves, em que associa uma chave privada (que fica com o cidadão) a uma chave pública, conhecida de todos.


Sobre o ITI


O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República, tem como objetivo manter a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), sendo a primeira autoridade da cadeia de certificação – AC Raiz.


A ICP-Brasil é um conjunto de entidades, padrões técnicos e regulamentos, elaborados para suportar um sistema criptográfico com base em certificados digitais. Criada a partir da percepção do Governo Federal na importância de se regulamentar as atividades de certificação digital no País, denota maior segurança nas transações eletrônicas e incentiva a utilização da Internet como meio para a realização de negócios. O ITI está na ponta desse processo como Autoridade Certificadora Raiz - AC Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira. Cabe ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação credenciar os demais participantes da cadeia, supervisionar e fazer auditoria dos processos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página