Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Notícias > ITI na Mídia > Governo estuda segurança de cloud
Início do conteúdo da página

Governo estuda segurança de cloud

Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2012, 13h14

A aplicação do cloud computing no governo brasileiro ainda possui diversos entraves políticos, principalmente no quesito de segurança. Entre as preocupações está no fato de que qualquer camada de operação (SaaS, PaaS, IaaS) necessitam apenas de login e senha para entrar no sistema, facilitando a entrada de usuários não permitidos.

De acordo com Antônio Cangiano, assessor da presidência do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), a certificação digital deverá ser utilizada para a identificação por não usar somente um login, mas métodos como a biometria para assegurar que seja a pessoa correta.

Para o governo, nuvem baseia-se em eficiência, agilidade e inovação. Além disso, cada camada deverá ser usada para diferentes fins: SaaS - evitar crescimento e diminuir custo de licenças -, PaaS - consolidar plataformas interoperáveis públicas - e, por fim, IaaS - consolidar a nuvem governamental.

Ainda segundo o assessor, o governo não pretende hospedar a nuvem fora do Brasil, entre outros motivos, pelo ISS (taxa paga por município) e ICMS (de estado para estado) que não terão como ser tributados de fora.


::Executivos Financeiros:: Por: Laura Martins::

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página